4 dicas infalíveis para evitar distrações no trabalho

4 dicas infalíveis para evitar distrações no trabalho

Compartilhe:

Hoje nós vamos conversar sobre como evitar distrações no trabalho. Experimente enumerar mentalmente ou em uma folha de papel as atividades que colocam a sua produtividade em risco. Liste absolutamente tudo, desde aqueles 5 minutinhos perdidos navegando na internet — e que se transformam em horas — até as constantes pausas para o café com os seus colegas de trabalho.

Perceba como a sua produtividade é afetada por fatores externos e internos. Um pouco de reflexão é suficiente para constatarmos o quanto as distrações prejudicam o nosso desempenho no trabalho. Aquele relatório que deveria ter ficado pronto no fim da manhã pode continuar no seu computador pelo resto da tarde se você não tiver foco e disposição para eliminar o que rouba a sua atenção.

Sendo assim, separamos 4 dicas infalíveis para você evitar distrações no trabalho. Continue a leitura e saiba como lidar com cada situação.

1. Desative as notificações do seu celular

Enquanto estamos trabalhando — ou deveríamos estar — as demais pessoas mantêm suas rotinas e, por vezes, ignoram o fato de estarmos ocupados. Uma simples mensagem de texto, por exemplo, pode minar a sua concentração. E se for algo importante? Às vezes, é difícil continuar trabalhando e ignorar a mensagem que acabou de chegar.

Por esse motivo, ajuste as configurações do seu telefone celular para que as notificações não sejam entregues a todo instante. Use o modo “não perturbe” e selecione os horários mais adequados para receber alertas.

2. Evite participar das rodas de fofoca

A fofoca, no ambiente de trabalho, não é nada saudável e traz consequências negativas para quem ouve e, principalmente, reproduz. O fofoqueiro tende a ser estigmatizado, ou seja, passa a ser reconhecido como tal. Participar das rodas de fofoca deixa o clima tenso, cheio de especulações e isso desvia a atenção do que é importante: trabalhar.

Nem sempre sabemos dizer “não” para as pessoas. Entretanto, você pode experimentar na próxima vez que alguém tentar incluir você nesse tipo de assunto. Evite, diga que tem um compromisso e afaste-se naturalmente.

3. Pare de checar o e-mail a todo instante

Alguns profissionais, por checarem o e-mail a todo instante, se consideram muito produtivos, pois justificam-se como atualizados com tudo o que está acontecendo. Ledo engano! Interromper as suas atividades para ver os e-mails que estão chegando pode ser altamente prejudicial para a sua produtividade.

Lembre-se que você precisa ter foco para começar e terminar as suas tarefas, evitando os erros e o consequente retrabalho. Por isso, estabeleça momentos para olhar o e-mail. Se tiver algum remetente que necessite de urgência constante, configure para receber alertas quanto ele enviar alguma mensagem.

4. Otimize as reuniões de trabalho

Para evitar distrações no trabalho, você também deve ter um cuidado extra com a quantidade de reuniões que são agendadas. Lembre-se daqueles dias em que você sentiu que o seu rendimento foi muito baixo porque passou o dia inteiro em uma sala de reunião. Esses encontros nem sempre são produtivos e necessários.

Antes de marcar ou aceitar uma reunião, pergunte-se o motivo e como aquele encontro presencial vai contribuir com a empresa e o seu trabalho. Sempre que for possível, prefira falar rapidamente por telefone ou vá com todos os pontos que devem ser abordados já anotados — evitando prolongamentos desnecessários.

Observe que as 4 dicas apresentadas acima mostram interrupções que podem ser facilmente controladas mas que podem fazer diferença na produtividade. Por isso, para evitar distrações no trabalho, lembre-se do seu propósito e missão na empresa. Priorize o que realmente for importante e deixe os momentos de descontração para uma outra ocasião.

Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail outras dicas como as apresentadas aqui. Melhore a sua produtividade no trabalho e destaque-se ainda mais profissionalmente.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *