5 ferramentas para comunicação interna que você precisa conhecer

5 ferramentas para comunicação interna que você precisa conhecer

Compartilhe:

Para manter os colaboradores alinhados com os objetivos da empresa, o gestor de equipes precisa estar atualizado em relação às melhores ferramentas para comunicação interna disponíveis. Sendo assim, em determinado momento, é necessário ir além das ferramentas convencionais, como e-mail e mural, e buscar soluções mais atualizadas.

Nessa hora a tecnologia se torna uma grande aliada do gestor e da comunicação interna. Isso porque ela otimiza todo o processo de disseminação de informação, proporcionando mais agilidade e dinamismo e permitindo a integração das diversas áreas da organização.

Pensando nisso, elaboramos este post. Nele você vai conhecer 5 ferramentas de comunicação interna que são tendências tecnológicas. Confira!

1. Intranet

A intranet é uma rede de internet exclusiva da empresa que pode ser acessada somente pelos colaboradores cadastrados. Por meio dela, é possível realizar comunicados em massa, divulgar serviços e produtos e até publicar treinamentos e informativos.

Ela também pode possibilitar aos colaboradores outras funções, como consultar o banco de horas e até realizar solicitações ao almoxarifado. Além disso, a intranet proporciona a centralização das informações, permitindo localizar e recuperar dados com facilidade.

2. Rede social corporativa

A rede social corporativa funciona como uma rede social convencional, permitindo a criação de perfis individuais para cada funcionário e a publicação de textos e mídias. A diferença se encontra no objetivo da ferramenta, que deve ser utilizada de forma estratégica pelos gestores, sempre visando atingir uma meta ou objetivo da empresa.

Essa tecnologia também aumenta o engajamento dos funcionários e promove uma mudança significativa na forma como os colaboradores constroem e mantêm os seus relacionamentos no ambiente corporativo.

3. Chatbot

O chatbot é um software de respostas automáticas que pode ser programado para, a partir da inserção de um dado predeterminado, gerenciar tarefas específicas sem interferência humana e conduzir conversas personalizadas. Devido a isso, essa tecnologia é uma das mais interessantes para se automatizar a comunicação interna da organização.

Muitas vezes, os chatbots são utilizados pelas instituições como suporte técnico para responder dúvidas frequentes sobre seus processos. Além disso, essa ferramenta também é usada para a adaptação de novos funcionários às rotinas e metodologias da companhia.

4. Blog corporativo

O blog corporativo é uma opção interessante para substituir o convencional mural físico, pois ele permite a divulgação de notícias, comunicados e informações entre os funcionários de maneira rápida e eficiente.

Outro aspecto positivo dessa ferramenta de comunicação é que nela os funcionários podem compartilhar seus conhecimentos com os colegas, o que promove mais engajamento. Já a organização pode criar uma série de publicações mostrando a trajetória dos colaborados mais antigos ou aqueles que mais se destacam, trabalhando, assim, o seu lado humano.

5. Gamificação

Basicamente, a gamificação consiste em trazer aspectos dos jogos, como competitividade e cooperação, e aplicá-los no ambiente corporativo. Essa técnica é uma forma lúdica de motivar equipes e alinhar comportamentos e pode ser usada no dia a dia da empresa ou durante capacitações e treinamentos.

Para aplicar essa prática no ambiente de trabalho, o gestor deve contar com sua criatividade para criar desafios e jogos que abordem questões reais da organização, ao mesmo tempo que consiga incentivar a participação e a colaboração dos funcionários. Um quiz sobre a cultura, os valores, a visão e as metas do negócio é um exemplo simples de aplicação da gamificação na comunicação interna que possibilitaria a disseminação de informações fundamentais entre os profissionais.

Essas são algumas das principais ferramentas para comunicação interna que estão revolucionando o diálogo entre empresa e colaborador. Mantenha o seu empreendimento sempre atualizado com essas tecnologias, pois elas são um grande diferencial para o sucesso!

Gostou do nosso conteúdo? Então não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *