5 práticas para delegar tarefas para a equipe em uma empresa

5 práticas para delegar tarefas para a equipe em uma empresa

Compartilhe:

Delegar tarefas é uma responsabilidade indispensável para qualquer líder em uma empresa. No entanto, muitos coordenadores têm dificuldades em organizar e priorizar o que deve ser feito.

A correta distribuição de obrigações e funções é capaz de aumentar a produtividade da sua equipe, já que nenhuma tarefa deixará de ser feita e não há o risco de um funcionário ficar sobrecarregado.

Para lhe ajudar nisso, reunimos 5 dicas práticas para você adotar na hora de delegar as tarefas para sua equipe. Confira!

1. Defina prazos claros

É muito importante ser claro e ter uma comunicação interna eficiente no momento de delegar tarefas. O seu funcionário precisa entender por completo o que deve ser feito e até quando para que o profissional possa se organizar e cumprir com o que é esperado.

Contudo, é preciso ter cautela e estipular prazos possíveis e equilibrados para a atividade. Assim, a sua equipe não ficará ociosa com datas de entrega longas e nem sobrecarregada e exausta com prazos curtos demais.

2. Ofereça suporte contínuo

Não basta delegar tarefas e deixar que o seu funcionário faça tudo sozinho. Não se esqueça dele! É preciso que você esteja presente e à disposição para solucionar qualquer tipo de dúvida ou de problema.

Para isso, deixe claro para a sua equipe chamá-lo sempre que precisar e garanta que você e seus funcionários tenham um meio de comunicação eficiente. Além disso, não deixe de dar feedbacks.

3. Utilize ferramentas de gestão de tarefas

Adotar o uso de softwares de gestão de tarefas é um investimento inteligente e saudável para a delegação de tarefas. Além de reduzir custos e diminuir a incidência de erros, é possível acompanhar o andamento de cada uma das funções e atividades.

Utilizar tecnologias que facilitem o seu trabalho lhe permite um melhor gerenciamento de tempo, mais efetividade e produtividade no seu dia a dia. Esse tipo de ferramenta pode indicar qual funcionário está exercendo uma determinada tarefa e o status da atividade. Isso lhe ajuda a cumprir os prazos e oferecer soluções rápidas em caso de problemas.

4. Respeite as capacidades de seus funcionários

Para delegar tarefas, é preciso que você conheça a fundo a sua equipe e respeite os limites e aproveite as capacidades de cada funcionário. Dessa forma, você consegue fazer uma distribuição eficiente e para as pessoas certas.

Para isso, converse com seus funcionários, identifique quem são os mais práticos e criativos, aqueles que são mais produtivos e rápidos, conheça os pontos fracos e fortes para garantir que as obrigações serão entregues com qualidade.

5. Aposte no treinamento

Em casos de projetos e atividades complexas, é muito importante treinar os seus funcionários para a nova tarefa. Afinal, você não pode cobrar algo que não foi ensinado, não é mesmo?

Sendo assim, ofereça um bom e completo treinamento para explicar o que é esperado com a tarefa e como deve ser feita. Isso pode ser feito dentro da empresa, por meio de workshop, mediante a disponibilização de materiais ou até mesmo online.

Delegar tarefas pode se tornar mais fácil quando você conhece as capacidades de seus funcionários e faz uso de ferramentas de gestão para tornar esse trabalho mais eficiente e efetivo.

Usar softwares de gestão é uma ótima prática para garantir o sucesso das tarefas, mas se a sua equipe tem resistência em migrar para as novas tecnologias, confira nosso post sobre como preparar a sua equipe para ferramenta de gestão.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *