Como a gamificação nas empresas pode aumentar a produtividade?

Como a gamificação nas empresas pode aumentar a produtividade?

Compartilhe:

Muitos gestores se perguntam qual o segredo da produtividade. Além de ter foco nas prioridades e ser organizado, há diversos métodos que podem ser empregados para que sua equipe melhore o rendimento. Hoje, falaremos sobre a gamificação nas empresas.

Se você ainda não conhece essa tendência do universo empresarial ou deseja compreender melhor sua aplicação e benefícios, não pode deixar de conferir os tópicos a seguir!

Continue com a leitura e descubra como aumentar a produtividade de sua equipe!

O que é gamificação nas empresas?

Como o nome sugere, a gamificação se baseia em trazer para dentro da empresa alguns mecanismos e dinâmicas utilizadas em jogos. O principal objetivo dessa técnica é fazer com que os envolvidos fiquem curiosos e motivados a encarar os desafios propostos nos “games” — geralmente relacionados ao cotidiano na empresa.

Para tornar as atividades ainda mais dinâmicas e incentivar a produtividade, a gamificação também faz uso de rankings e recompensas para marcar o sucesso. Com isso, os melhores funcionários são premiados.

O caminho da gamificação pode ser resumido em 3 passos principais:

  • engajamento;
  • comprometimento;
  • recompensa.

Além disso, vale citar que gamificação traz a tona:

Como a gamificação contribui para a produtividade de sua equipe?

A utilização de mecanismos utilizados em jogos para proporcionar uma maior produtividade à equipe é, de fato, uma estratégia inteligente. Principalmente durante a execução de projetos complexos e atividades que exigem inúmeros processos, a gamificação pode ser muito proveitosa.

Confira os 3 principais resultados alcançados pela gamificação e que afetam positivamente a eficiência de sua equipe trabalho!

Aumenta o engajamento

Por ser uma forma de aprendizado e desenvolvimento lúdica, a equipe tende a ficar mais interessada no trabalho. Esse maior engajamento faz com que a execução das tarefas seja mais eficiente e prazerosa e proporciona mais autonomia aos colaboradores.

Durante o jogo, nosso comportamento não é o mesmo de quando recebemos uma tarefa corriqueira, por exemplo. É possível inovar na delegação das tarefas, medir a produtividade de cada um e eleger lideranças — o que incentiva a competitividade de forma saudável.

Motiva a equipe

É muito importante que toda a equipe acompanhe o desenvolvimento dos projetos nos quais está envolvida. Muitos colaboradores se perdem no meio dos afazeres justamente por não saberem exatamente o que precisam fazer.

Ao usar a gamificação, a meta está suficientemente clara, uma vez que se confunde com o próprio objetivo do jogo. Consequentemente, teremos colaboradores mais motivados e empenhados em vencer os obstáculos, criando seus próprios métodos e estratégias para isso.

Incentiva o trabalho em equipe

Comunicação é primordial quando falamos em equipe. A gamificação também promove um ambiente colaborativo, trabalhando as competências de cada indivíduo. Desse modo, é possível unir uma competitividade saudável ao apoio entre equipe.

A depender da maneira com que o game é configurado, é possível trabalhar a troca de conhecimento, tornando o envolvimento com com a tarefa ainda mais significativo. Como resultado, tem-se desenvolvimento profissional e a possibilidade que líderes e talentos se destaquem.

Em resumo, uma equipe que trabalha junta, engajada e motivada e que recebe feedbacks constantes, com um alto nível de retenção de aprendizado, sem dúvidas, se torna mais produtiva.

Diante de tudo o que foi exposto no post de hoje é possível concluir que a gamificação nas empresas é uma estratégia interessante para o desenvolvimento de uma equipe mais preparada e produtiva. Por isso, pesquise e planeje a inserção dessa ferramenta em seu cotidiano!

Se você deseja sabe aprender mais sobre gestão de pessoas e produtividade, não deixe de assinar a nossa newsletter! Dessa forma você não perde nenhum conteúdo do nosso blog!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *