Como diminuir o estresse? 5 motivos para apostar na organização

Como diminuir o estresse? 5 motivos para apostar na organização

Compartilhe:

Muitas pessoas não se dão conta, mas a falta de organização é um fator muito relevante para o aumento do estresse. Quando falamos em ser organizado, não estamos nos referindo à nenhuma neurose, mas sim focando na gestão inteligente do tempo, não somente no trabalho, como também na vida pessoal.

Há quem diga que não tem como diminuir o estresse com o cotidiano tão corrido, mas nós garantimos que a organização é fundamental para quem deseja ter qualidade de vida.

Para quem se orgulha do estilo de vida desalinhado que leva, temos más notícias: organização é uma questão de saber quais são as suas prioridades e, sendo assim, você jamais será produtivo se não souber se organizar.

Mas calma! Diminuir o estresse através da organização exige apenas um pouco de boa vontade. Leia a seguir o artigo que preparamos para você.

Como diminuir o estresse por meio da organização

Ser desorganizado ou viver em um ambiente desorganizado, sem dúvida, contribui para que você fique estressado, podendo até ser a raiz do problema. No cotidiano, esquematizar algumas tarefas ou formas de executar determinadas ações pode contribuir para que você fique tranquilo e não passe nervoso com situações que poderiam ser evitadas.

Segundo especialistas em neurologia, quando você organiza não somente suas tarefas, mas também o seu ambiente (do escritório, mesa de trabalho e quarto até às pastas do computador), o seu cérebro trabalha melhor. Pois quando está tudo completamente bagunçado, seu cérebro vai precisar de muito mais tempo e processamento para realizar o mesmo ciclo mental.

Imagine você no começo e no final do dia. No começo, normalmente, temos energia, conseguimos pensar rápido e lidar com as situações de uma forma muito prestativa. Já no final, quando o cérebro cansa, o rendimento diminui naturalmente, tornando tudo maçante e extremamente pesaroso.

Para evitar que isso aconteça, preparamos uma lista de 5 motivos pelos quais você deve ter uma vida organizada.

1. Poupa energia para o que realmente importa

Quando você não se organiza, seu cérebro gasta uma energia preciosa que poderia poupar para assuntos importantes. Se você não sabe onde estão seus instrumentos de trabalho, suas anotações e tantas outras coisas necessárias no dia a dia, você usa o seu processo mental apenas para lembrar onde está cada coisa. Então, quando precisar tomar uma decisão importante, já estará com a mente desgastada.

2. Faz você se sentir feliz

A organização faz com que você se sinta bem porque quando você fica tranquilo um neurotransmissor é ativado, gerando serotonina (parte da química cerebral responsável pela sensação de felicidade) para o seu corpo. Assim, você fica mais apto a ter melhores desempenhos e, consequentemente, melhores resultados.

3. Mantém um objetivo

Se você tem dificuldade em manter as coisas em ordem, o primeiro conselho é: defina o que realmente importa. Analise no seu ambiente o que não deveria estar ali, o que pode ser mais coerente em outra local e o que é necessário.

Procure também manter um nível de silêncio agradável. Isso vai contribuir para sua concentração.

4. Otimiza o seu trabalho

No caso de tarefas, é muito recomendável usar listas para que você não se perca em meio aos afazeres. Você pode se organizar por prioridade e depois ir criando categorias e encaixando os assuntos.

Sempre que precisar de algo, seu cérebro fará o caminho mental correto para que o andamento daquele processo ocorra sem estresse.

5. Faz sua equipe ser mais produtiva

Se você trabalha em equipe, é importantíssimo delegar tarefas e ter um método eficiente para acompanhar a organização de seu time, sem cobranças desnecessárias ou conflito de informações.

Centralize a comunicação, pois essa também exige organização para que seja bem sucedida.

Agora que você sabe como diminuir o estresse com uma vida organizada, que tal compartilhar este post para colaborar com o crescimento de outras pessoas?

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *