Como organizar arquivos e pastas do seu computador de forma prática?

Como organizar arquivos e pastas do seu computador de forma prática?

Compartilhe:

Conseguir acessar rapidamente todas as informações e documentos necessários para executar uma tarefa é essencial para ser produtivo. Seja para poupar tempo ou diminuir as possibilidades de algo dar errado, a organização deve ser prezada.

No entanto, nem todos estendem essa preocupação à organização dos seus computadores: é comum a negligência na ordenação de pastas e arquivos, tornando praticamente impossível encontrar de forma imediata alguma informação urgente.

Os computadores também são ferramentas de trabalho, por isso, veja algumas dicas para manter a ordem e saiba como organizar arquivos e pastas.

Mantenha a área de trabalho limpa

Ligar o seu computador e encontrar uma área de trabalho bagunçada é uma péssima maneira de iniciar o dia, não é? Por isso, mantenha esse espaço sempre organizado. É válido, inclusive, agrupar os ícones de acordo com cada funcionalidade.

Além disso, se precisar acessar rapidamente alguns arquivos guarde-os em pastas específicas. Evite deixá-los “soltos” em locais aleatórios, mesmo que pretenda mantê-los por um curto período ou descartá-los em seguida. Dessa forma, você consegue encontrar o que precisa de forma ágil.

Não se esqueça de fazer backup

Quando se trata de tecnologia, imprevistos acontecem o tempo todo. Por isso, previna-se e faça backup de seus arquivos mais importantes com frequência.

Mantenha cópias de segurança para não ser pego desprevenido em casos de perda de equipamentos, dispositivos, bugs ou outros tipos de perigos presentes no ambiente da internet. Fazer uso do armazenamento na nuvem é uma boa opção, tanto pela confiabilidade quanto pela disponibilidade, visto que os arquivos podem ser acessados a partir de qualquer lugar pela web.

Nomeie pastas e arquivos com palavras específicas

Falar sobre como organizar arquivos e pastas envolve, necessariamente, a necessidade de uma boa política de nomeação de arquivos. Encontrar um arquivo que não foi salvo em uma pasta específica ou com um nome adequado de maneira rápida é praticamente impossível. Por isso, crie pastas para todos os seus arquivos: desde documentos a músicas e fotos.

Se for eficiente para você, uma boa maneira de encontrar facilmente seus arquivos é criar um tipo particular de sistema para nomeação. Por exemplo, se o seu trabalho envolve a gestão de múltiplos projetos ao longo do mês e para diferentes propósitos, é possível nomeá-los combinando nome, tema, mês e sequência.

Nesse caso, mesmo que os arquivos fiquem em diferentes pastas, a busca se torna facilitada e, com o tempo, o hábito de fazer essa combinação se tornará automático. É válido ressaltar, no entanto, que você deve optar por estratégias que funcionam para você, então seja flexível ao testar diferentes tipos de ordenação.

Mantenha a lixeira vazia

Reveja suas pastas e arquivos periodicamente. Essa atitude evitará o acúmulo desnecessário de arquivos inúteis e lixo eletrônico, que prejudicam o sistema operacional tornando-o lento.

Uma boa forma de automatizar o processo é fazer uso de softwares específicos para isso. A maioria deles têm funcionalidades para detecção de arquivos de programas que não são mais utilizados e outros tipos de dados que ocupam volume na memória do seu dispositivo.

A produtividade é feita de pequenos hábitos diários como os citados. Saber como organizar arquivos e pastas é importante, especialmente para quem trabalha com o computador na maior parte do dia. Afinal, essa ferramenta deve ser uma aliada e não uma fonte de estresse e atraso, certo?

Continue por dentro das nossas dicas de organização e produtividade: curta nossa página no Facebook!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *