Inteligência emocional: aprenda a usar no gerenciamento de equipes

Inteligência emocional: aprenda a usar no gerenciamento de equipes

Compartilhe:

A inteligência emocional é uma poderosa ferramenta para gerenciar equipes, liderar projetos e desenvolver uma comunicação saudável entre todos os envolvidos. Por isso, é muito explorada dentro de ambientes corporativos. 

Esse conceito permite melhor interação entre os colaboradores, além de prevenir atritos em decorrência de falhas de comunicação. 

Mas afinal: o que é inteligência emocional e como aplicar na sua empresa? É o que vamos explicar neste artigo. Boa leitura! 

O que é inteligência emocional?

O conceito de inteligência emocional se popularizou na década de 90, com o lançamento do livro Trabalhando com Inteligencia Emocional (1998), de Daniel Goleman

Uma das melhores definições que sintetizam o conceito é de que a inteligência emocional é a  “(…) capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.” (Goleman, 1998).

Para isso, o individuo emocionalmente capaz deve ter as seguintes características: 

  • autoconhecimento; 
  • automotivação; 
  • autoconsciência emocional;
  • habilidade de reconhecer as emoções alheias; 
  • habilidade em construir relacionamentos interpessoais. 

Com as capacidades individuais de cada integrante da empresa, é possível desenvolver equipes emocionalmente inteligentes, definidas por Goleman como “equipes de estrelas”. Esses times têm as seguintes características: 

  • empatia; 
  • comunicação aberta e honesta;
  • senso de cooperação;
  • consciência de pontos fortes e fracos; 
  • desejo de melhorar;
  • proatividade para encontrar soluções;
  • bom relacionamento com os outros;
  • autoconfiança;
  • flexibilidade. 

Equipes com tais estruturas estão mais propensas a vencer desafios e se manterem unidas diante de momentos turbulentos. Isso porque o time constrói um senso de coletividade,  que permite que cada um colabore individualmente para alcançar objetivos comuns. 

Quais são as melhores práticas para aplicar a inteligência emocional na empresa? 

Aplicar o conceito dentro da sua empresa não é uma medida simples, muito menos imediata. Mas é perfeitamente viável empregar a inteligência emocional dentro da equipe e enraizar esse espírito dentro da cultura empresarial. 

Abaixo, listamos algumas boas práticas para adotar a inteligência emocional na companhia:

Team building 

Trata-se de uma ferramenta utilizada para construir o espírito de equipe no ambiente corporativo. Para isso, deve-se trabalhar com um cronograma de atividades lúdicas e descontraídas, de modo a incentivar e fortalecer as relações de trabalho. 

Multifuncionalidade

Consiste em promover a aproximação de todas as divisões da companhia. Isso ajuda a construir um conceito mais amplo de coletividade, já que agrega todos os setores da empresa e incentiva membros a participarem de novos projetos. 

Feedbacks periódicos 

Ouvir os colaboradores, aceitar suas opiniões e apresentar contrapropostas ajuda na construção de um diálogo saudável e enriquecedor.

Isso traz excelentes frutos para a empresa, já que instiga a colaboração entre todos os membros e aproxima os funcionários da direção. 

Ajuda especializada 

Contratar uma ajuda especializada para efetuar um diagnóstico da companhia e elaborar soluções para construir equipes de estrelas é uma ótima forma de implementar o conceito na empresa.

O olhar neutro de um especialista ajuda a identificar problemas e construir relacionamentos mais saudáveis na companhia. 

A inteligência emocional é uma excelente forma de desenvolver habilidades interpessoais de cada membro e, assim, construir equipes pró-ativas e engajadas com os objetivos da empresa. Isso contribui para um ambiente corporativo mais saudável e, consequentemente, para o crescimento contínuo do negócio. 

E aí, gostou do nosso artigo? Então não deixe de ler sobre como aumentar a produtividade da equipe na empresa!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *