Quer parar de procrastinar? Veja nossas 5 dicas incríveis

Quer parar de procrastinar? Veja nossas 5 dicas incríveis

Compartilhe:

Procrastinar significa adiar uma ação. No seu dia a dia, esse conceito se aplica quando você tem uma ou mais tarefas e deixa para executá-las depois. Trata-se daquela velha mania de deixar tudo para a última hora — em vez de começar com antecedência e cumprir os prazos estipulados. Entretanto, como parar de procrastinar?

Perceba que a procrastinação só prevalece no dever. Não costumamos adiar as tarefas das quais gostamos, principalmente aquelas que envolvem o lazer. Contudo, temos obrigações a cumprir na vida profissional. Por isso, é fundamental aprender a vencer os momentos de distração.

Quer parar de procrastinar? Aprenda com as nossas 5 dicas incríveis.

1. Entenda os motivos por trás da procrastinação

O primeiro passo para evitar a procrastinação é entender cada um dos motivos que fazem você adiar suas ações. Para cada tarefa adiada, observe quais são os fatores que provocam o desânimo e a vontade de deixar para depois.

Anotar todos esses pontos em uma lista ajudará você a pensar em soluções para superá-los. Caso eles envolvam outros profissionais, chame estes para uma conversa franca e mostre que juntos vocês conseguem melhores resultados.

2. Organize sua rotina e evite distrações

Depois que você identificou os motivos que levam você a procrastinar, chega o momento de organizar melhor sua rotina. É preciso manter tudo sob controle! Conte com o apoio de um gerenciador de tarefas e estipule horários para o cumprimento delas.

Aproveite também para, durante a organização, evitar as interrupções: desligue o seu smartphone, feche as abas desnecessárias do navegador da internet e concentre-se nas atividades que precisam ser realizadas.

3. Estabeleça metas para cada objetivo

O medo de falhar leva muitos profissionais à procrastinação. Diante de um trabalho complexo, eles se assustam e deixam para começar depois. Não caia nessa armadilha!

Se o seu objetivo é entregar um relatório extenso, divida-o em pequenas partes para que consiga realizar suas etapas. É mais fácil cumprir as tarefas aos poucos do que olhar para elas como um todo. Cada etapa vencida estimulará você a trabalhar nas demais.

4. Desenvolva sua responsabilidade

Não tenha vergonha de pedir ajuda. Converse com os seus colegas de trabalho sobre a sua dificuldade e peça para colaborarem com a sua concentração. Uma boa equipe está sempre disposta a se ajudar, portanto, peça o apoio dos outros membros — afinal, o resultado do seu trabalho também interfere nas tarefas deles.

Para desenvolver sua responsabilidade, você também pode estabelecer horários regulares para a execução das tarefas e até mesmo se recompensar por cada uma que for cumprida.

5. Faça uma tarefa de cada vez

Por mais que você tenha diversas responsabilidades, não tente começar muitas tarefas ao mesmo tempo. O ideal é fazer uma de cada vez, pois quando você trabalha em várias frentes, deixa de se concentrar o suficiente para desenvolvê-las com excelência.

Além disso, outro ponto negativo dessa simultaneidade é que ela contribui com a sensação de que nada está avançando, o que confunde a sua mente e leva novamente a procrastinação.

Todos nós passamos por isso de vez em quando. Porém, evite ao máximo que o adiamento de tarefas se torne um hábito, algo comum em seu dia a dia, pois irá prejudicar o seu desempenho profissional. É muito importante organizar bem sua rotina e parar de procrastinar.

Continue com a gente e entenda por que fazer pausas no trabalho pode ajudar a ser ainda mais produtivo. Nada de procrastinar, certo? Leia agora mesmo!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *