Saiba como alinhar suas metas pessoais e profissionais

Saiba como alinhar suas metas pessoais e profissionais

Compartilhe:

Saber alinhar as metas pessoais e profissionais é um dos fatores mais importantes para a conquista do sucesso. Mas para que o balanceamento entre vida pessoal e profissional se torne possível, é fundamental contar com um bom planejamento.

Neste post mostraremos as etapas que devem envolver tal planejamento, que são: priorização de objetivos, definição de metas integradas, estabelecimento de limites, desenvolvimento de um plano de ação e monitoramento de resultados.

Ficou interessado e quer descobrir mais detalhes sobre como alinhar metas pessoais e profissionais? Então continue a leitura!

Saiba priorizar

O primeiro passo para alinhar metas pessoais e profissionais é estabelecer uma lista de prioridades. Para isso, você deve realizar uma série de questionamentos sobre você e seus desejos. Por exemplo:

  • Quem eu sou?
  • O que espero da minha vida?
  • Quais conquistas desejo ter?
  • Qual é o meu maior sonho?
  • O que é mais importante para a minha vida pessoal?
  • O que eu mais quero conquistar no campo profissional?

Após responder essas perguntas, você terá um mapeamento claro do que é mais importante para você, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional, e poderá definir suas prioridades a partir dos pontos levantados.

Defina metas integradas

Já com a sua lista de prioridades montada, é hora de definir as metas para atingir seus objetivos. Nessa etapa, você precisa compreender como os seus objetivos pessoais podem se integrar aos profissionais.

Por exemplo: suponhamos que um dos seus objetivos pessoais seja mudar de casa. Com ele em mente, você deve buscar em sua lista de prioridades os objetivos profissionais que podem ajudar a conquistá-lo, como conseguir uma promoção ou um reajuste de salário. Assim você poderá fazer um mapeamento de quais metas podem se complementar e ficará mais fácil alinhá-las.

Estabeleça limites

Para alinhar as metas pessoais e profissionais não basta apenas integrá-las, é necessário também estabelecer alguns limites. Isso significa que você precisa definir quais são os limites que não podem ser extrapolados para que uma meta profissional não atrapalhe uma pessoal, e vice-versa.

Exemplo: você precisa bater as metas do mês na empresa, mas para isso terá que realizar algumas tarefas em casa durante o fim de semana. Em situações como essa, é preciso refletir se existe algum objetivo pessoal que será prejudicado, como ter mais tempo para o lazer, passar o fim de semana com a família ou não levar o estresse do trabalho para casa, e decidir o limite para que um não interfira no outro de forma negativa.

Desenvolva um plano de ação

Agora é chegado o momento de criar um plano de ação detalhado de forma estratégica. Nesse ponto, é necessário pensar em todos os passos que devem ser tomados para que você atinja as metas integradas que foram estabelecidas.

Para isso, é importante contar com a organização. Portanto, faça uma revisão das metas definidas e certifique-se de que são atingíveis. Logo após, crie uma descrição detalhada e abrangente das ações que serão tomadas em relação a cada uma delas. E, por fim, não se esqueça de registrar o plano, seja em um caderno, uma planilha ou até utilizando um organizador de tarefas.

Monitore os resultados obtidos

O último passo para alinhar metas pessoais e profissionais é monitorar os resultados obtidos. Esse é um momento de reflexão em que você deve se fazer algumas perguntas, como:

  • Quais resultados eu obtive?
  • Quais ações não deram o retorno esperado?
  • Quais foram minhas maiores dificuldades?
  • Quais estratégias precisam ser mudadas?
  • Quais metas foram bem integradas e quais precisam ser revistas?

Depois de obter as respostas necessárias, você pode reelaborar o seu plano de ação, corrigindo as falhas encontradas e otimizando os pontos que foram considerados como positivos.

Como você pôde perceber, alinhar metas pessoais e profissionais é mais simples do que parece. Basta ter uma boa noção daquilo que é mais importante em sua vida para conseguir elaborar os passos necessários até atingir suas conquistas.

Gostou das nossas dicas? Tem algo que gostaria de acrescentar? Então deixe seu comentário no post!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *