Saiba como aumentar a produtividade da equipe na empresa

Saiba como aumentar a produtividade da equipe na empresa

Compartilhe:

Saber como aumentar a produtividade da equipe é uma grande vantagem, afinal, boa parte do expediente é desperdiçada. Quando todos entregam o seu melhor, a empresa ganha competitividade, aumentando a produção e o lucro.

Todavia, existem desafios que precisam ser superados: a falta de uma liderança exemplar, pouca organização das tarefas ou a má comunicação interpessoal, por exemplo. Ao superá-los, será possível aperfeiçoar os resultados obtidos.

Reunimos uma série de informações sobre o assunto para você e algumas dicas de como aumentar a produtividade da equipe. Continue a leitura do artigo!

Invista na liderança que ofereça o exemplo

Um ponto básico, mas pouco discutido, é o exemplo da liderança. Um líder tem a capacidade de influenciar na forma como seus subordinados pensam e agem, pela simples atuação diária. Por essa razão, o líder imediato deve ser exemplar.

Isso significa que o líder deve ser assíduo ao trabalho, entregar resultados pessoalmente, ter respeito aos seus superiores e melhorar com base nos feedbacks recebidos. Esse exemplo será transmitido e replicado pelos colaboradores, culminando em produtividade.

Estabeleça e comunique metas inteligentes

Outro ponto crucial é o estabelecimento de metas. Elas funcionam como uma bússola, guiando o time na direção certa. Infelizmente, muitas empresas não estabelecem metas ou não fazem isso corretamente, o que impacta negativamente a produtividade.

Boas metas são um desdobramento de um objetivo maior, dotadas de clareza e mensurabilidade. Existem diversas técnicas para estabelecer metas de impacto, sendo a metodologia OKR (acrônimo de Objectives and Key Results) uma das mais importantes.

Gere continuamente feedbacks de melhoria

O feedback é um retorno de informação, isto é, uma forma de mostrar ao funcionário seus pontos positivos e negativos, bem como instruir em relação à melhoria. Para a produtividade, é uma etapa realmente crucial e que deve ser bem implementada.

Comece gerando um feedback equilibrado, no qual críticas e elogios possam ser vistos. Dê preferência por fazer isso em reuniões one-on-one, em que apenas líder e seu liderado estejam presentes. Finalmente, monitore o progresso e gere novos feedbacks.

Gerencie adequadamente o tempo de trabalho

O mau gerenciamento do tempo é um dos principais impedimentos à produtividade. Muitos profissionais perdem-se em tarefas pouco necessárias, enquanto as mais importantes são deixadas em segundo plano, prejudicando a empresa.

O mais importante é encontrar um método de organização e produtividade pessoal, como o GTD (Getting Things Done) criado por David Allen. Desse modo, é possível gerenciar diversas tarefas e garantir que o tempo seja bem aproveitado e produtivo.

Forneça ferramentas que aumentem a eficiência

Também é preciso oferecer ferramentas que ajudem os profissionais a entregar bons resultados, organizar as tarefas e gerenciar o tempo. Nesse ponto, o mais importante é contar com uma plataforma de organização, que ajude a definir tarefas, estabelecer o foco diário e manter a equipe de trabalho alinhada.

Como pode observar, há diversas dicas para aumentar a produtividade da equipe. É preciso investir na liderança, estabelecer uma boa comunicação, gerar feedback, gerenciar o tempo e contar com uma boa plataforma de organização. Não esqueça!

Agora, assine nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente em seu e-mail. Vamos lá!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *