Team building: o que é e como implantar na sua empresa?

Team building: o que é e como implantar na sua empresa?

Compartilhe:

Nas empresas, a maior parte dos grandes objetivos só pode ser alcançada por meio de uma equipe motivada e comprometida. Então, é importante conhecer ferramentas conceituais, como o team building, que ajudam a formar e dirigir equipes ao sucesso.

Com a rotina atribulada que vivemos, não é difícil que o cansaço e a falta de ânimo minem a nossa vontade de produzir. Quando esse sentimento atinge a equipe de trabalho, é preciso melhorar o clima organizacional e criar meios de incluir os colaboradores em um grupo engajado e produtivo.

Pensando nisso, reunimos uma série de informações sobre o team building para você. Agora, você vai entender o que é, como implementar na sua empresa e quais as vantagens em adotar essa estratégia. Boa leitura!

O que é team building?

Em tradução livre, o termo representa algo como “construção de equipes”. Na verdade, significa consolidar os diversos integrantes do grupo, despertar o espírito de equipe e elevar a motivação do time para que produzam com excelência.

Nesse ponto, é preciso lembrar que o simples agrupamento de pessoas em um mesmo local não representa uma equipe, apenas um grupo. Equipes, especialmente as de alto desempenho, vão além e entregam resultados exponenciais ao empreendimento.

No team building, a formulação do espírito de equipe está ligada a diversas atividades, que podem acontecer tanto dentro quanto fora da empesa. 

Como construir equipes na empresa?

Por mais óbvio que possa parecer, é preciso lembrar que a construção da equipe começa ainda no Recrutamento e Seleção. Então, é essencial buscar por pessoas com valores próximos aos da empresa e do grupo de trabalho, o que é chamado de Fit Cultural.

Há, no entanto, diversas atividades que podem ser aplicadas em grupos de colaboradores já contratados e que devem ser transformados em verdadeiros times, com sinergia e compromisso mútuo. Confira, agora, algumas sugestões:

  • jogos empresariais, como uma competição gastronômica;

  • dinâmicas em grupo, como questões de raciocínio lógico coletivo;

  • atividades ao ar livre, como caminhadas, trilhas e jogos coletivos (vôlei, por exemplo);

  • feiras, cursos e workshops para incentivar a participação em eventos externos.

Esses são alguns dos exemplos mais importantes. No entanto, para que os jogos e atividades de team building sejam bem-sucedidos, eles devem proporcionar mais que diversão. Assim, as atividades devem ser orientadas por especialistas e as lições obtidas precisam ser transportadas para a vida profissional dos membros do time.

Quais as vantagens de aplicar o team building?

As vantagens são diversas, algumas já destacadas aqui no artigo. O team building contribui para integrar, entusiasmar e motivar os colaboradores, criando um senso de time muito mais aprofundado e útil ao sucesso.

Ainda existem outros benefícios:

  • melhoria na comunicação interpessoal;

  • identificação do papel de cada membro dentro do time;

  • geração de confiança e respeito mútuo;

  • satisfação da equipe de trabalho;

  • aumento do engajamento na busca por resultados.

Como você pôde observar, o team building traz inúmeras vantagens tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Por isso, não deixe de investir na construção de equipes em seu negócio, começando ainda na contratação e seguindo para aplicação de jogos, dinâmicas e atividades ao ar livre. Assim, os ótimos resultados não tardarão a aparecer.

Gostou do nosso artigo e está pronto para investir no team building? Aproveite para nos seguir no Facebook e acompanhar nossas novidades. Vamos lá!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *