Veja como estabelecer metas pessoais em 5 passos

Veja como estabelecer metas pessoais em 5 passos

Compartilhe:

É impossível ser produtivo quando não há organização. Em contrapartida, como você pode planejar passos se não souber para onde vai? Alcançar objetivos e ser produtivo são tópicos diretamente ligados à organização.

Pensando nisso, preparamos para você 5 dicas de como estabelecer metas e conquistá-las de maneira organizada. Confira a seguir!

1. Defina um objetivo específico

O que exatamente você quer? Você precisa ser muito específico. Quando você sabe com exatidão onde quer chegar, traçar o caminho — prevendo as dificuldades que podem ocorrer nele — fica mais simples.

Sendo assim, ao pensar sobre o que você quer, não seja vago: faça definições claras e diretas. Quando você assume essa postura incisiva, a organização fica mais fluida, tanto mentalmente quanto no sentido da ação.

2. Estabeleça as prioridades

Você definiu exatamente o que quer? Agora é o momento de começar o planejamento. Separe o que é realmente importante e coloque isso em foco, pois definir prioridades é o diferencial para o sucesso do seu plano.

Tudo o que for excesso pode ficar para outro momento. Livre-se de hábitos que lhe atrasem de alguma forma na conquista do seu objetivo. Tenha a sua meta em mente: o que você vai fazer colabora com a realização dela? Se a resposta for não, descarte.

3. Trabalhe por etapas

Aproxime-se constantemente do seu objetivo, não o esqueça. Ainda que o seu alvo delegue muito trabalho e até um longo prazo, é importante não deixá-lo de lado. É essencial estar sempre em contato com o seu projeto.

Todos os dias, realize uma tarefa que mantenha você anelado ao seu objetivo. Por menor que seja, isso serve para motivar o seu desejo por alcançá-lo, fazendo com que você fique mais perto a cada dia.

Um plano de ação deve ser adotado. Meça o seu objetivo em avanços menores e vá em busca de conquistá-los. Ao avançar as etapas, a sua realização fica cada vez mais próxima. Divida sua jornada em ações menores e prossiga nesse rumo.

4. Estipule prazos

Um objetivo sem prazo não passa de enrolação. Você só consegue medir o que é quantificado. Portanto, para saber se seu plano de ação está sendo bem-sucedido, é preciso converter essas ações em metas.

Você sabe o que quer, mas em quanto tempo? Defina um prazo viável e também desafiador. De quanto tempo você precisa para chegar em cada etapa? Pensando dessa forma, desenvolve-se naturalmente um fluxo funcional entre planejamento e atitude.

5. Incentive-se

Recompensas são importantes. A motivação vem de dentro de você, mas o incentivo pode e deve ser proveniente de fatores externos. Estipulado onde você quer chegar, em quanto tempo e como, estabeleça também uma recompensa para cada nível superado.

Essas etapas que estão entre o lugar onde você está agora e o objetivo final, ao serem completas, podem gerar algum benefício. Converse consigo mesmo acerca disso e se presenteie com alguns mimos pela determinação e trabalho empenhados.

Você não pode se esquecer de constantemente colher os resultados das suas ações e comparar com o planejamento. Caso elas não atendam ao que foi pensado, é preciso ajustar até que o desempenho esteja de acordo com o esperado.

Agora que você sabe como determinar seus propósitos pessoais, que tal ler sobre como estabelecer metas funciona em seu negócio? Descubra por que acompanhar processos e definir metas é importante!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *